quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ATIVIDADE DE ESTUDO DO TP 6 - UNIDADE 23, ATIVIDADE 4 (a) PÁGINA 135

ENUNCIADO DA ATIVIDADE

Edite seu texto escrito na primeira seção da unidade 22, atividade 3, em que teceu um texto argumentativo sobre sua história como educador(a). Faça uma última leitura, considerando a audiência, o suporte, questões ortográficas e de pontuação entre outras. Perguntas interessantes a serem feitas durante a revisão: a) Algo poderia ser dito de forma mais clara?; b) Estou mantendo o ponto principal?; c) Os leitores vão entender a importância do que está sendo colocado nesse trecho?

a) Escreva a versão editada abaixo.

Educadora em Formação
Sempre que tinha uma oportunidade, não relutava em dizer: “Quero ser professora”. E essa frase repeti inúmeras vezes até que várias vozes a dizia na minha pequena comunidade rural. Se estava na igreja e participava das celebrações, alguém comentava: “Ela tem mesmo jeito para ser professora”; se estava em sala de aula e me prontificava para ajudar a professora, logo recebia um reforço ao meu desejo, que a essa altura, já era sonho. E assim seguiu sempre. Em tudo que fazia e pensava, traços de uma educadora logo aparecia.
E o sempre não demorou tanto. Ainda muito nova, eu diria que ainda criança, aos 14 anos, a professora da escola em que estudei até a 4ª série ia se casar, precisava de alguém que a substituísse, ou melhor, que assumisse seu lugar. De quem ela se lembrou? Daquela criatura que aos quatro cantos de seu pequeno mundo fez ecoar seu desejo: ser professora.
Dias depois, lá estava eu. O ano era 1985, não me lembro exatamente o mês, sei que antes de outubro, pois ali faria 15 anos. A escolinha, Municipal João Café Filho, 3ª linha, Km 10, Glória de Dourados, MS. A sala, multisseriada, de séries e de afazeres... muitos afazeres capazes de ensinarem na prática aquilo que fui aprendendo concomitantemente nos anos que se seguiram quando escolhi, melhor dizendo, fui escolhida pelo Magistério, que concluí em 1988, pela Licenciatura em Letras, 1999 e pela vida de aprendizado e de novos sonhos que permanecem mais vivos do que nunca.. sou eternamente uma educadora incompleta na completude de meu desejo de busca do novo, e do não tão novo assim: minha base está lá ... bem atrás, numa escolinha com carteiras conjugadas, crianças de 1ª a 4ª série, juntas, umas ensinando às outras, e todas, inclusive a professora, aprendendo em conjunto; meu ápice, não o vejo, e não preciso vê-lo, porque representaria meus limites e destes não é necessário ter consciência.


Francisca Elizabeth dos Santos Alves.
Setembro de 2009.

Nenhum comentário: