sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DÉCIMA PRIMEIRA OFICINA REALIZADA EM MÉDICI - GESTAR II


Entre argumentos e planejamentos, realizamos a décima primeira oficina do Programa de Formação Continuada no município de Presidente Médici, Rondônia nesta semana: turma A, na segunda-feira,dia 28 de setembro e turma B, quinta-feira, dia 1º de outubro.

Mais uma vez tornou-se um privilégio participarmos da construção de conhecimentos através de textos e conceitos tão bem apresentados, desta vez, pelo TP 6, retornando à Leitura e Processos de Escrita (II), já abordado no TP 4. Os depoimentos de alguns cursistas deram conta de demonstrar o quanto estes assuntos (ARGUMENTAÇÃO - PRODUÇÃO TEXTUAL: planejamento e escrita) estão presentess em sala de aula e o quanto a forma como foram abordados neste caderno ajudou-os a ampliar os conhecimentos e as estratégias de atuação como professores de Língua Portuguesa.
A oficina estruturou-se a partir:
1. de depoimentos sobre a leitura e os avançando na prática;
2. de atividades para retomar os conteúdos das unidades;
3. de reflexão e análise de textos produzidos pelos professores;
4. de reflexões de alguns aspectos relacionados a atividade de escrita presentes ou não em nossas escolas nas aulas de Língua Portuguesa.
Na sequência, apresentaremos em síntese, as propostas de atividades e reflexões feitas e desenvolvidas durante a oficina:

SOBRE ARGUMENTAÇÃO
Atividades
ATIVIDADE DE RETOMADA (1)
1. Leia as teses apresentadas abaixo. Escolha uma e elabore um argumento do tipo que está assinalado por um (X).
1. ( X ) com base no senso comum.
2. ( ) com base em provas concretas.
3. ( ) por exemplo.
4. ( ) por ilustração.
5. ( ) argumento de autoridade.
6. ( ) por raciocínio lógico.
PROPOSTA 1
TÍTULO: O poder da campanha educativa
TESE
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.

PROPOSTA 2
TÍTULO: Valor da vida humana
TESE
Estamos a chegar a mais um aniversário do 11 de Setembro e a televisão está cheia de documentários e notícias. E aqui se vê como damos valores diferentes à vida humana. Não se veem grandes documentários, não se fala de como mudaram a humanidade, a partir dos massacres do Darfur ou da Ruanda. Em qualquer um destes dois casos morreram mais de 100 vezes mais pessoas do que no 11 de Setembro.

PROPOSTA 3
TÍTULO: Saber ciências: direito e dever
TESE
O conhecimento sobre a área e suas tecnologias tornou-se tão essencial na aventura humana que ninguém mais pode ser privado dele.

PROPOSTA 4
TÍTULO: Intenções por trás das palavras
TESE
Muitos escritores, cientistas e formadores de opinião usam e abusam de nossa confiança. Sutilmente nos enganam para defender os próprios interesses.

2. Produza aqui seu argumento. Copie primeiro o título e a tese da proposta que escolheu.

ATIVIDADE DE RETOMADA (2)
1. Escolha uma das opções de ARGUMENTO e outra de CONCLUSÃO abaixo que dão continuidade à argumentação do texto.

É impressionante e assustador o número de políticos, líderes sociais, empresários, advogados, candidatos à Presidência da República, jornalistas e leitores que ainda não entendem por que o Banco Central não baixa os juros em termos reais. O que caiu até agora foi a inflação, os juros reais até subiram nestes últimos doze meses. Muitos ainda acham que quem decide a taxa de juro é o Banco Central, que pode reduzi-la por canetada, ou pensam que falta “vontade política” para reduzir os juros a patamares decentes.
ARGUMENTO
( ) Muitos países no mundo encontram-se em situação semelhante à nossa. Basta observar como se comportam quando são levados a refletirem sobre como tem agido diante dos prejuízos que causam ao equilíbrio do meio ambiente, que logo percebemos que não somos únicos nessa irresponsabilidade. A dívida para com as gerações futuras crescem cada vez mais, e em escala universal.
( ) Se você é um desses, lembre-se desta singela lição de economia e administração econômica: só existe uma maneira de reduzir os juros em um país onde o Estado toma emprestados para si 80% da poupança do povo. A única forma de baixar os juros nesses casos é reduzir a dívida, devolvendo o dinheiro emprestado aos seus legítimos donos, o poupador brasileiro.


a) CONCLUSÃO
( ) Então, se a dívida é comum, por que não pensarmos num movimento que una, se não todos, mas uma boa parte, principalmente dos mais favorecidos economicamente, de forma que deixemos melhores saldos aos que virão depois de nós.
( ) A primeira lição ética que cada mãe ensina aos seus filhos é “devolver sempre o que tomou emprestado”, algo que muitos bandidos, políticos e governos ainda não aprenderam. Se você é um daqueles que querem ver este país crescer novamente, saiba que ninguém irá “reduzir” os juros. Lute para que o governo devolva a dívida que contraiu e nunca devolveu. Aí sim, o governo reduzirá suas despesas de juros para zero e a taxa de juro cairá a um nível que fará o país crescer. Além do mais, nem seria ético nossa geração, deixar para a próxima uma dívida que é nossa obrigação pagar.


ATIVIDADE DE RETOMADA 3
1. Escolha um dos textos abaixo e reescreva-o no gênero instrucional, mantendo a idéia defendida por ele.
TEXTO 1 –
GÊNERO: Texto de opinião / argumentativo
Meio Ambiente pede por novo modelo de civilização

Aprendemos na escola que a Terra surgiu há 4.5 bilhões de anos e que ela duraria mais outro tanto, ou seja, até o momento em que o amigo Sol esgotasse naturalmente sua energia. Porém, há uns 2 milhões de anos atrás, apareceu um personagem que marcou com firmeza sua presença na superfície desse planeta: o ser humano. E as coisas nunca mais seriam as mesmas. Principalmente após o advento do capitalismo e da revolução industrial iniciada na Inglaterra e expandida, depois, pelo restante do globo. Nos últimos 200 anos a biosfera sofreu então um incessante assalto a suas riquezas esgotando, já em várias circunstâncias, suas possibilidades. Muitas espécimes de animais e plantas se tornaram extintas e outras estão em vias de sumirem. Campos e rios ficaram empobrecidos. Mares e oceanos estão sufocados. A vida no planeta corre risco.

Há dias 2500 cientistas apresentaram relatório das condições climáticas e revelaram que a exploração de combustíveis fósseis como petróleo/ carvão e queimadas, geram o ‘efeito estufa’ – provocado pela excessiva emissão de gases e pelo desmatamento violento, gerando aquecimento global crescente. Em um ano derreteu área de 700 mil km2 de gelo no Pólo Norte, maior que Goiás e Tocantins! Estas, além de outras péssimas relações com o meio ambiente, como o lixo produzido e largado sem cuidado, colocam em xeque ecossistemas. E não tem ninguém que se livre dos danos com o passar do tempo. Mesmo sabendo que países como EUA e China são campeões no estrago, todos somos responsáveis: o planeta é um imenso organismo bailando no universo com sua estrela; a Natureza não tem fronteiras políticas. Por isso ilhas afundam, furacões se intensificam, secas são fortalecidas e chuvas torrenciais tornam-se freqüentes; há desastres ambientais por todos os quadrantes. O homem precisa voltar a encarar a sacralidade da Natureza, convivendo de forma respeitosa, repensando seu modelo de conduta econômica e política utilitária, predatória, consumista e cheia de desperdícios.

Deve se apelar a uma nova educação com extrema urgência e ter em sua comunidade uma rede social de atuação. De imediato: pressionar o poder público para melhor aparelhar a Defesa Civil ou criar onde ela não exista; organizar sistemas de defesa capazes de prever catástrofes, unindo governo, universidades e setor privado; priorizar defesa do transporte coletivo; ativar a Associação de Bairro e organizar a população para as questões ambientais locais em parceria com escolas, igrejas, clubes, prefeituras etc; promover coleta seletiva e reciclagem de lixo; Combater queimadas de lixo em terrenos, morros; Procurar manter permeável o quintal de casa e arredores; Economizar no consumo de água e energia elétrica; Utilizar lâmpadas fluorescentes; Andar de carona; Quando possível, optar pela compra de carro econômico e a álcool; Não consumir madeira sem origem regulamentada; denunciar invasões de áreas florestais e mananciais; Votar em candidatos cuja plataforma tenha projetos com preocupação ambiental.

Boas ações da população devem contribuir na pressão sobre o poder público por investimento em educação, pesquisas de novas tecnologias em energia e políticas alternativas e sustentáveis, solidárias. Se o caldo entornar de vez, pouca diferença fará aos homens se estiverem na casa grande ou na senzala. Vai sobrar para todo mundo.

José de Almeida Amaral Jr.
Economista e professor universitário em Ciências Sociais
Pós-graduado em Sociologia e mestre em Políticas de Educação
Colunista pela Pascom na Rádio 9 de Julho Am 1600
Colaborador do Jornal Mundo Lusíada


TEXTO 2 –
GÊNERO: Texto publicitário / argumentativo


REESCRITA / SUA PRODUÇÃO

GÊNERO: Texto instrucional / argumentativo

A Próxima proposta de atividade, não foi possível realizá-la, por questão de tempo, apenas a entreguei ao final da oficina para a turma da segunda-feira. A ideia é que os professores a utilizem como sugestão.

ESCOLHA UMA DAS PROPOSTAS

PROPOSTA 1

Sabemos que nossos afazeres como professores e estudantes fazem com que precisemos constantemente produzir textos de diversos gêneros. Pense em suas atividades reais e em uma tarefa que tenha que realizar para a qual precisa escrever um texto. Produza este texto como atividade nesta oficina.

Exemplos:

1. Sequência didática de suas aulas;

2. Esboço de um projeto;

3. Tarefa das 100h;

4. Relatório de uma atividade desenvolvida, ;

5. Alguma atividade do TP 6 das próximas unidades a serem estudadas, etc.

IMPORTANTE

1. Você dispõe do tempo de uma hora para esta atividade. Portanto, planeje o que dá para fazer de seu texto neste período;

2. O seu texto ou parte dele será apresentado ao grupo para análise e sugestões;

3. Será importante você falar de como planejou a escrita de seu texto;

4. O texto retornará a você para edição final hoje ou em outro momento, a depender do tempo que dispusermos.

PROPOSTA 2

A proposta 2 está neste TP que estamos estudando na página 219.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Oferecer modelos é uma boa estratégia?

2. Como ensino/aprendo?

3. O que e como avaliar?

4. Trabalho ou inspiração?

5. O aluno: sujeito ou aprendiz?

6. Há regras para o planejamento?

7. Quando começa a produção de um texto?



TEXTO COMO SUGESTÃO DE LEITURA PARA CASA

Celso Ferrarezi

Semanticista, escritor e artista plástico paulistano, mora há 23 anos na Amazônia e dedica sua vida profissional à questão da educação brasileira. E-mail: cferrarezij@superig.com.br.

Uma Escola sem Relógio nem Calendário...

E FRAGMENTOS DE

1. (*) João Wanderley Geraldi, (Mediações Pedagógicas no processo de produção de textos, publicado na revista Ciclos em Revista, volume 3, 2008, p. 46-65. Rio de janeiro: Wark Editora).


Concluímos nossos trabalhos da sessão presencial certos do quanto crescemos por estarmos em contato com a proposta aqui apresentada, e certamente conscientes de que precisamos estudar muito ainda e colocar em prática as lições que já estamos realizando a algum tempo. Novamente o GESTAR mostrou para que veio: Gestar a aprendizagem escolar. "Aguardamos bons frutos. Enquanto isso, regamo-na."


Aguardamos a última sessão presencial.





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