terça-feira, 20 de outubro de 2009

DÉCIMA SEGUNDA OFICINA EM REALIZAÇÃO


As atividades da décima segunda oficina do GESTAR II em Presidente Médici, RO, estão sendo realizadas pelos cursistas nesta que é a última etapa oficial dos ENCONTROS PRESENCIAIS do programa. Como proposta de trabalho, propus aos professores que produzissem um depoimento sobre o curso e concluíssem com uma SUGESTÃO de Títulos de obras literárias para adolescentes – tema que fecha o TP 6 (Leitura e Processos de Escrita II, Unidade 24: Literatura para Adolescentes).


PROPOSTA NA ÍNTEGRA

Como se trata de nosso último encontro oficial, vamos fazer um pequeno depoimento escrito sobre a experiência vivida no GESTAR II, na área de Língua Portuguesa. Podemos e devemos avaliar todos os aspectos do curso: dos guias, aos espaços onde se deram os encontros, passando pelo formador. E aproveitando que ainda estão por aqui, gostaríamos que concluísse seu depoimento sugerindo, pelo menos, 10 títulos de livros de Literatura para contribuírem com o mais importante movimento em torno do qual toda a escola deve se empenhar: a LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS, sabiamente escolhida como o último tema do Gestar II.
Para isto, organize-se em trio e siga as propostas abaixo.
1. Comando para o planejamento de seu texto:
a) Gênero _____________________________________________
b) Interlocutores (autores): cursistas do Gestar II de Presidente Médici.
c) Interlocutores (leitores): demais cursistas de outros municípios de RO, Formadores de RO, Formadora pela UNB, autoras dos cadernos de TEORIA E PRÁTICA.
d) Função da linguagem __________________________________
e) Tipo de linguagem ____________________________________
f) Suporte: http://blogdalinguagesmedici.blogspot.com/, http://nossaspalavras-medici.blogspot.com/, aya.ribeiro@yahoo.com.br .
2. As sugestões devem seguir as seguintes orientações:
a) Uma leitura marcante na minha vida.
b) Uma leitura que fiz com e para meus alunos como uma experiência gratificante.
c) Uma leitura que fiz porque um professor meu me indicou e que gostei muito.
d) Três obras que conheci parte dela nos TPs do GESTAR II e que pretendo trabalhar com meus alunos.
e) Três obras da Literatura clássica disponível no site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
f) Três outras sugestões a sua escolha.
IMPORTANTE: Escolha uma das obras sugeridas e faça um pequeno texto dizendo por que indica esta obra.


Como primeira etapa de meu relatório neste Blog, segue a postagem dos textos produzidos por eles nesta Oficina.
Francisca Elizabeth dos Santos Alves.

TURMA “A” – SEGUNDA-FEIRA

TEXTO DAS CURSISTAS ANA PAULA E ANDRÉIA BRITO






Os links que aparecem nos textos podem ser acessados no espaço reservado a eles nesse blog - CONFIRA NA FONTE

Clic sobre as imagens para conhecer o texto escrito








TEXTO DAS CURSISTAS ALDINA PEREIRA, POLLYANNE DA SILVA, JACILDA DOS SANTOS



clic sobre a imagem para conhecer o texto escrito.



TEXTO DAS CURSISTAS NADIR GALDINO E EDNA DE FREITAS


RELATO
Nasce um escritor
Os estudos proporcionados pelo Gestar II - Língua Portuguesa conduziram os participantes a uma viagem de caráter intergaláctico. A cada parada planetária (temas) podia-se visualizar as estações ainda não exploradas. Os temas e subtemas traduziram o que realizávamos mecanicamente no interior de nossas escolas, de nossas salas de aula. O que tornou esse momento de Formação Continuada propício à mudança, que é tão necessária em nossas escolas, foi a sua linguagem diretiva, reflexiva e aplicável com a utilização de técnicas dinâmicas e interativas.
A cada encontro de Formação Continuada pudemos visualizar as práticas de várias escolas e assim traçarmos paralelos entre as técnicas desejáveis e as realizadas. Essas experiências foram disseminadas entre educadores e alunos gerando maiores expectativas que posteriormente seriam avaliadas nos encontros subsequentes.
A familiarização com os Cadernos de Teoria e Prática foi ocorrendo gradativamente e o foco para a leitura e escrita esteve presente em todos os momentos. Os relatos das atividades além de proporcionarem mecanismos de novas técnicas de ensino proporcionaram também um redimensionamento da escrita de cada um dos cursistas. Os fragmentos de leitura conduziram a muitas interrogações a cerca das produções literárias. Para nosso grupo em particular a questão dos gêneros ficou muito marcante: tanto se lê quanto se produz!
O último encontro de que tratava de leitura de Obras Literárias forneceu o núcleo do desenvolvimento do trabalho que agora nos propusemos a realizar. Assim, queremos enfatizar a necessidade de continuarmos cultivando a prática da escrita e da leitura em nossas escolas, quer seja na sala de leitura, ciranda de livros, carrinhos itinerantes ou até mesmo biblioteca escolar. Vale tudo!O essencial é o contato com a variedade literária.
Para sermos os leitores e escritores que somos hoje tivemos que ter um incentivo especial dos nossos professores. Pensamos que este curso propiciou mais uma oportunidade significativa. Relataremos, em pequeno espaço, a importância da motivação, das indicações textuais, da leitura de fragmento de textos.
Quem não se lembra das indicações dos livros que mais nos impressionaram? Quem ainda não é capaz de relatar as razões pelas quais um livro marcou a sua vida? Qual o profissional não pode relatar a expressão de fascínio de um aluno que leu uma indicação sua? Qual cursista não teve a curiosidade de ler uma obra citada nos TPs? Que pessoa educadora, não encontra tempo para ler algo diferente do rotineiro? Que tipo de seleções literárias fazemos? As seleções literárias têm a ver com nossa faixa etária?
Duas leituras indicadas pelos nossos professores foram marcantes em nossas vidas: “Meu pé de laranja Lima” do autor José Mauro de Vasconcelos e “A Serra dos Dois Meninos ” de Aristides Fraga Lima da coleção série Vaga-lume .
Meu Pé de Laranja Lima foi marcante por ser um livro extremamente comovente e triste. Marcante pela ironia da sua história, comovente pela simplicidade transmitida e com que é escrito e triste pela dor e pelas perdas retratadas. Um livro que gostamos pela sua simplicidade e frontalidade que nos transmitiu a sua mensagem e sentimentos misturados de uma forma sutil e profunda. Com uma mescla de turbulentas emoções e pequenas conquistas e vitórias, vividas pelas personagens. Sentimo-nos como se também participássemos na história. Eis a imagem de uma das edições:

A Serra dos dois Meninos traz dois personagens: Ricardo e Maneco. São irmãos. Eles foram passar as férias numa fazenda e ao percorrerem trilhas na mata, os dois irmãos se perdem e têm de enfrentar grandes perigos. São situações que causam suspense e levam a imaginações... Conseguimos ainda visualizar uma das imagens que retratavam a edição lida em nossa época. Veja:


A leitura é chamativa pelo título, pela propaganda... Assim como fomos envolvidos pela leitura nossos alunos trilharão seus gostos e necessidades...
Esse trabalho já foi iniciado quando trabalhamos os “As confissões de um Vira-lata” de Orígenes Lessa e poesias da Coletânea de Sérgio Caparrelli. Os alunos adoraram!
Se fôssemos enumerar os títulos indicados teríamos uma lista de A a Z. E que ótimo isso! Mas somos unânimes em dizer que o livro de Lygia Bojunga “Casa da Madrinha” contribuiu e muito para solidificar nossa imagem de sociedade e conceito de conhecimento. Aquele pavão tornou-se uma simbologia marcante. Atraso de pensamento ocorre em circunstâncias reais e quantos atrasos podemos evidenciar nas ações reativas das pessoas!
Além de “70 historinhas” de CDA que não é citada pelos TPs gostaríamos de trabalhar Cadeira de Balanço do mesmo autor, O Livros do Riso do Menino Maluquinho de Ziraldo.
Pensamos que Para ser Grande passamos por vários momentos. Entre esses momentos ouvimos Conversas pra Boy Dormir e como nosso vocabulário ainda é restrito na infância um pequeno Dicionário de Palavras ao Vento ajudará. Nesse mundo A menina e o Vento estarão nos conduzindo a um quarto com cama grande, armário enorme mas, com Uma Colcha Muito Curta. A janela deste quarto dá para Atlântico e então poderemos avistar a luta constante de O Velho e o Mar.
Nada mais educado que finalizar nosso texto com um carinhoso Tchau. Tchau indica brevidade e logo estaremos realizando Conpozissõis imfãntis contribuindo para o nascimento de um escritor/leitor.

Cursistas:Edna e Nadir
23 de Outubro de 2009

TEXTO DOS CURSISTAS ERIBALDO E CREUNICE

GESTAR II


No último encontro do GESTAR II,
A nós foi pedido avaliar,
Todos os aspectos do curso,
Que pudéssemos falar,
Nesse exato momento sobre as
TPs vamos discursar.

Na TP I e II os temas que vieram abrilhantar:
Linguagem, Tipos lingüísticos e Texto
Que iremos lembrar, não esquecendo que
Intertextualidade, Gramáticas e Artes também estavam por lá

Na TP III, podemos diferenciar
Gêneros e tipos textuais
Que veio nos martelar,
M as com o auxilio da formadora
Foi possível notar, que embora muito
Parecidos uma diferença há.

Já na TP IV, Letramento e Conhecimentos Prévio
Foram assuntos a se tratar, nos preparando para as V e VI,
Leitura, produção, Estilística, Coerência e Coesão,
Que deu a maior confusão, pois todos os cursistas
Tinham uma opinião, foi preciso a fazer a intervenção.

Pedimos aqui desculpas, se alguns tópicos não foram possíveis ressaltar,
O tempo foi ficando pouco, tivemos que agilizar,
E falar de literatura para adolescentes e nossa atividade fechar.
Deixando como referência oito obras que nos ajudaram lecionar,
Para servir de apoio, pra quem quiser trabalhar.


Porém antes vamos dar os parabéns, a formadora do GESTAR
Francisca Elizabete dos Santos
Que com grande competência soube o curso coordenar,
Não esquecendo também, do professor João Bosco,( como cursista)
Que mesmo estando conosco foi um grande auxiliar


A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga

A Cartomante – Machado de Assis

Vidas Secas – Graciliano Ramos


Dom Quixote – Miguel de Cervantes


O cortiço – Aluisio de Azevedo
Contos – Jose Mª Eça de Queiros
A Árvore Que Dava Dinheiro –
Os Sertões – Euclides da Cunha

TEXTO DA CURSISTA SANDRA

DEPOIMENTO:



Gestar II pra mim foi mais uma etapa de conhecimento a familiarização com os TPS foi aumentado a minha necessidade de conhecimento, abrindo horizonte tudo transcorreu gradativamente a leitura, escrita arte, literatura sempre presente em todas as atividades nas oficinas realizadas a importância dos fragmentos dos textos.
A cada encontro e leituras do TPS, tomei gosto e despertou o que estava adormecido (esquecido) dentro de mim a falta de interesse por sala de aula. Alem dos momentos de descontração, interação e amizade não importam o quanto, sim o que ficou de bom.
Portanto acrescentar algo de novo em nosso conhecimento profissional e gratificante.
Mesmo na angústia, desanimo encontrei pessoas amigas que esteve sempre presente e incentivando não desista no gestar você vai superar essa dificuldade, verdades professores só têm agradecer (professor Bosco, professora Ninéia professora Marluza, professora Bete) professor Bosco professora Ninéia “dizia é para seu crescimento”, professora Marluza “pois o valor da arte no desenvolvimento da aprendizagem e para vida.

Cursista: Sandra de Fátima Oliveira Menezes
Gestar II 2009
Leitura que marcou
Amor de perdição: Camilo Castelo Branco

Senhora : Jose de Alencar

O Alienista- Machado de Assis

Leitura feita com os alunos : Helena Machado de Assis


TEXTO DOS CURSISTAS BOSCO E GERUSA

GESTAR II



Um divisor de “águas” em nossas vidas



Como era nossa prática de sala de aula antes da Formação continuada fomentada nos guias do gestar?

Todos nós que concluímos uma formação acadêmica com finalização da década de 90 até 2005 tivemos muita influência das gramáticas

normativas como instrumento de ensino e aprendizagem, não que isso não tenha atendido naquele momento nossas necessidades enquanto alunos. No entanto, de acordo com sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais em consonância com o Ministério da Educação sugiram novos desafios quanto a nossas práticas em busca de novos conhecimentos e tecnologias.

No ano de 2007 recebemos uma proposta da representação de Ensino de Presidente Médici, ou melhor, uma convocação para fazermos os uma formação continuada com o nome de Gestar II,Língua Portuguesa, onde preenchemos um cadastro em que constavam dados pessoais, formação acadêmica de cada cursista turmas de atuação etc. Em seguida tivemos uma oficina com apresentação do guia do Programa com todas as orientações do que seria o curso, o qual consistia em um estudo com fase a distância e presencial: estudaríamos duas unidades responderíamos as atividades propostas e teríamos uma oficina para socialização das seções estudadas, além de relatos dos avançando na prática para exposição de como as atividades se deram em sala de aula em seguida entregaríamos algumas atividades realizadas pelos alunos, plano de aula e memorando aos formadores.

No primeiro TP fizemos um estudo bastante relevante sobre variantes lingüísticas, dialetos, e registro com a temática “Língua e cultura” desvinculando, ou seja, quebrando estereótipos da norma culta como meio absoluto de linguagem.

Nas duas últimas unidades deste TP as escritoras nos encaminham para os assuntos fundamentais: o texto como centro Presidente Médici, ou melhor, uma convocação para fazermos os uma formação das experiências do estudo da Língua Portuguesa, os pactos com a leitura e a intertextualidade. E mais uma oficina buscando mostrar como se dava o processo de desenvolvimento do estudo em sala de aula. Os professores planejavam aulas significativas sugeridas pelos avançando na pratica e desenvolviam as atividades com objetivos claros de ensino e aprendizagem para ministrarem para seus alunos e alunas. Em seguida traziam as atividades e relatos escritos para a socialização em oficina sob a orientação dos formadores de plantão.

No segundo TP, já nós sentíamos mais a vontade para estudar, pesquisar e compreender as várias gramáticas que povoam nossa língua portuguesa bem como fazer o bom uso sem estigmatizar a estrutura convencional e conceitual das classes de palavras e análise sintática. Querendo ressalvar que as duas últimas unidades do TP citado nós fez rever as concepções de pensamentos e linguagens para conduzirmos ao estudo das artes. Levando-nos a perceber a beleza que só a arte é capaz de demonstrar.

Dando uma passeada no TP III tivemos o privilegio de reconhecer as seqüências tipológicas que cada texto possui para formar um todo e chegarmos a compreensão da infinidade de gêneros textuais existentes na língua, e que cada gênero surge com a necessidade sócio-comunicativa da Língua.

O TP IV abordou o letramento e a importância da leitura como instrumento de democratização da escrita bem como, as ricas discussões apresentadas pelos cursistas. Garantindo assim, o uso efetivo dos gêneros tanto na linguagem oral como na escrita além dos portadores textuais e outros meios de veicular textos.

Já TP V dando continuidade ao estudo de gêneros as escritoras vão nos fundamentar não somente com a leitura, mas principalmente com as estratégias esclarecedoras para a produção de textos coerentes e coesos solidificados em argumentação num todo em sua elaboração.

Concluindo o TP VI aborda tudo o que há de importância para a produção escrita de um texto bem tecido com as sutilezas estratégicas, fundamentadas nas lembranças, nas emoções, nos sentimentos de pertencimentos, e no jogo de sedução que a linguagem é capaz de nos envolver como leitores e interlocutores e produtores, principalmente porque este contexto nós envia para uma viagem com a literatura e a produção de bons textos no seu sentido maior.

Finalmente, produzir textos de acordo com as necessidades sócio-comunicativas do homem é um exercício com bastante relevância quando o mesmo serve a resolução de problemas e alcança um leitor real ou interlocutor.

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