domingo, 14 de junho de 2009

GESTAR II - Presidente Médici, Língua Portuguesa: HISTÓRICO



O GESTAR II em Presidente Médici, Estado de Rondônia encontrou o caminho já pavimentado pelo GESTAR I. Este aconteceu nos anos de 2006, 2007 e 2008 com professores das séries iniciais e coordenadores pedagógicos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Ainda em 2006, fizemos as primeiras formações para o GESTAR II oferecida pelo Estado do PRIMEIRO MÓDULO referentes aos Cadernos de Teoria e Prática (TPs) 1, 2 e 3.
Em 21 de maio de 2007 realizamos a Oficina Introdutória para apresentação e estudo do Guia Geral.




Era o primeiro contato formal de nossos cursistas, professores de Língua Portuguesa e Coordenadores Pedagógicos com o Programa.
As primeiras impressões foram as mais variadas possíveis, comum a situações semelhantes: expectativas, esperanças, curiosidade, resistência, desconfiança, otimismo, credibilidade, suspeitas ... enfim, sabemos como é isso. Desde então trabalhamos com duas turmas na realização das oficinas que acontecem na segunda e quinta-feira em encontros mensais. O local é o Auditório da Representação de Ensino.
No mesmo ano realizamos as AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS de entrada nas escolas a fim de trabalharmos com os resultados como pontuadores no Planejamento de ensino e Replanejamento. As oficinas foram realizadas:

OFICINA 1: 21 e 26 de junho de 2007










OFICINA 2:06 e 09 de agosto de 2007





























OFICINA 3:27 e 30 de agosto de 2007












OFICINA 4:17 e 20 de setembro de 2007









Neste ponto, reavaliamos a participação de nossos professores considerando as dificuldades apresentadas na participação das Sessões Presenciais e a exigência para certificação no Programa que, segundo o Primeiro Guia referente ao Módulo I era de 90%; mas, principalmente, levando em conta a importância do encontro que possibilita as retomadas de leitura, a socialização das experiências através do Avançando na Prática, decidimos (Formadores e Coordenador do Programa no minicípio) reoferecer as quatro primeiras oficinas concomitante às duas que faltavam àqueles cursistas que haviam faltado. O objetivo foi de tornar realmente possível sua participação nesses momentos tão privilegiados de encontro. Terminamos por oferecer novamente as seis primeiras oficinas. Em virtude dessas reposições, novos professores aderiram ao programa.


OFICINA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: 08 de outubro de 2007.




























OFICINA DE PLANEJAMENTO: 29 de fevereiro de 2008.








































OFICINA 5: 31/03 e 03/04 de 2008














OFICINA 6: 05 e 08 de maio de 2008













OFICINA PARA ORIENTAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PROJETO: 23 de outubro de 2008.







OFICINA 7: 11 e 14 de maio de 2009.












ASPECTOS DE LETRAMENTO: a linguagem da cidade
















CIDADEZINHA QUALQUER











Paralelos à realização das oficinas, empreendemo-nos nas seguintes ações:
1. Acompanhamento Pedagógico: trata-se do acompanhamento de uma aula do professor sob orientação, acompanhamento, avaliação e autoavaliação do formador, coordenador pedagógico do professor e do próprio professor cursista;
2. Elaboração do projeto: orientação à elaboração do Projeto de conclusão do curso (sentimos essa atividade como a mais preocupante à maioria dos cursistas, embora uma das cursistas empreendeu-se logo em função dessa ação de maneira que a executou de forma prática e eficiente);
3. Planejamento de Ensino: atividade desenvolvida no início de 2008 tendo como ponto de partida o Plano de referência do gestar, os PCNs, os descritores da Avaliação diagnóstica e os objetivos dos cadernos de Teoria e Prática do Programa (esses objetivos foram transformados em Habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos);
4. Refletindo à Prática: atualmente, paralelo às oficinas, reiniciei a mobilização para a elaboração do Projeto. O trabalho não se limita somente a isso, mas sobretudo, pretende gerar uma reflexão em torno dos seguintes temas:
- importância de organizarmos nossas aulas em Sequências Didáticas;
- garantir nessas sequências momentos de LEITURA, ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA, PRODUÇÃO E ORALIDADE;
- mobilização e levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para que estabeleçam uma rede entre os conceitos já elaborados com os que se pretende elaborar;
- a investigação como aspecto especial na avaliação realizada pelo professor.
Para isto, instrumentais e articulações especiais foram antecipadamente pensados e formulados. Este é um trabalho em andamento. No momento tenho cursistas trabalhando ou se preparando para trabalhar com as ideias acima expostas através de gêneros textuais. Cada professor escolhe um gênero e a partir dele desencadeia suas ações. Encarreguei-me em elaborar a Primeira Atividade Investigativa que deve ser balizadora do desenvolvimento das atividades.
É assim que estamos construindo o caminho, CAMINHANDO...

Tenho organizado os registros dos trabalhos realizados e instrumentais específicos das ações citadas. Caso os leitores deste texto, e você, professora Aya, tenham interesse em conhecê-los, por favor, requeiram especificando qual deseja conhecer. Farei a postagem à medida que solicitarem, pois são muitos e considero exagero postá-los todos. Naturalmente, eles estarão anexados em meu Portfólio.

Por Francisca Elizabeth dos Santos Alves, Formadora de Língua Portuguesa, Presidente Médici, RO.

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