segunda-feira, 22 de junho de 2009

OITAVA OFICINA REALIZADA - 1ª TURMA


Há uma hora encerrei minha oitava oficina com a Primeira Turma referente às unidades 15 e 16 do TP 4 - Leitura e Processos de Escrita I. Adorei a oficina, o desempenho de meus cursistas. São professores e Coordenadores, eu diria, sem medo, FANTÁSTICOS. Se envolveram de tal maneira nas atividades propostas que superaram e muito minhas expectativas. A socilaização do Avançando na Prática ganhou hoje um olhar especial. Coloquei-o como a primeira parte da oficina intencionalmente e em acordo com os cursistas para exatamente dar-lhes o tratamento que tanto merece: um tempo maior para os depoimentos das atividades desenvolvidas em sala de aula que, certamente, é a parte mais substancial desse programa. Se me permitem, eu diria que esse aspecto não foi tão rico no Gestar I. O Gestar II sistematiza essa ação de forma eficientíssima.


Os assuntos dessas unidades, apesar de termos falados deles no decorrer de todos os TPs, ganhou neste um tratamento adequadíssimo (perceberam meus superlativos hoje). Efeito satisfação. A atividade proposta ao final da oficina, eu a reforcei com uma atividade de leitura voltado para a busca da "Estrutura do Texto", proposta da Unidade 15. Usei como texto para o desenvolvimento da atividade de Leitura um trecho do Documento proposto pelo MEC, "Indagações Curriculares", cujo estudo está prestes a acontecer nas escolas deste município. A minha intenção foi a de unir trabalho de leitura com textos significativos nos contextos escolares de meus cursistas. Essa ideia vai de encontro a proposta para sala de aula, de os professores de Língua Portuguesa estarem trabalhando em suas aulas textos de outras disciplinas a fim de aproximar o desenvolvimento de habilidades leitoras em seus alunos através de textos de seu cotidiano. Gosto muito dessa ideia desde que a vi defendida nos PCN's. A unidade 15 também defendeu a proposta ao trazer um texto da disciplina de História para análise. Adorei aquilo.

Na próxima quinta-feira estarei realizando a mesma oficina com outra turma e tenho certeza que será tão satisfatória quanto essa. Breve postarei textos e outras atividades desenvolvidas nestas oficinas.
Por Francisca Elizabeth dos Santos Alves, Formadora de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: