sexta-feira, 12 de junho de 2009

PONTO DE ENCONTRO PARA NOSSAS PRODUÇÕES

REINICIADAS AS OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFESSORES E COORDENADORES EM PRESIDENTE MÉDICI

As oficinas do Programa de Formação Continuada Gestar II - Língua Portuguesa reiniciaram em maio no munícipio de Presidente Médici.

O trabalho neste município já cumpriu o primeiro módulo - estudo e prática dos TPs (cadernos de Teoria e Prática) 1, 2, 3 e realizou nos dias 11 e 14(duas turmas) a sétima oficina referente às unidades 13 e 14 do TP 4: Leitura e Processos de Escrita I. A ênfase nesta primeira oficina foi dada ao tema LETRAMENTO, tão aguardada por todos, formadores e cursistas, desde a sexta oficina realizada no final do ano passado.

Novos cursistas matricularam-se neste que é o segundo módulo e os trabalhos prosseguem a partir de experiências já vivenciadas com avanços e algumas dificuldades, a principal delas é o tempo "apertado" dos professores - cursistas que procuram conciliar sua rotina de sala com a necessidade da formação continuada em serviço. Isso, contudo, não impede o esforço e dedicação dos mesmos aos estudos e vivências pedagógicas possibilitados pela proposta do programa.

As demais oficinas já estão agendadas com a pretensão de conclusão do segundo módulo neste ano.

Para conhecer a dinâmica de nossos trabalhos do Gestar II - Língua Portuguesa neste município (OFICINAS, AVANÇANDO NA PRÁTICA, ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, PROJETO, SEMANA DE FORMADORES EM PORTO VELHO), continuem acessando este blog.

Bem - vindos ao Gestar II - Língua Portuguesa em Presidente Médici.

Por Francisca Elizabeth dos Santos Alves, Formadora de Língua Portuguesa.


GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA, RO: APRENDEMOS (presente) CAMINHANDO

A partir desse ponto estarei construindo o texto sobre o desenvolvimento do Gestar II - Língua Portuguesa em Presidente Médici. Quero, antes, porém, contextualizar nossas ações para que possam ser melhor compreendidas as Condições de produção dos textos que seguem. Para isso, produzirei o Histórico do programa no município.

É muito importante levar em consideração as seguintes questões:

1. Já concluimos o PRIMEIRO MÓDULO em nosso município;

2. Uma vez realizada parte do programa, acordos quanto a sistemática e dinâmicas dos trabalhos já foram feitos e vivenciados, portanto, uma nova estrutura que rompa muito essas experiências podem prejudicar o processo;

3. A formação do primeiro módulo foi-nos oferecida pelo estado dentro de estratégias específicas, as quais aceitamos e estruturamos nossos trabalhos por elas;

4. Nossas oficinas são realizadas a partir da orientação estratégica do CADERNO DO FORMADOR, apenas dando a transposição didática necessária, mas procurando não causar grandes rupturas, pois acreditamos que as mesmas mantém uma lógica com a proposta pedagógica do programa.

Com tudo isso, porém, não negamos a importância da reflexão e flexibilização de nossas práticas, e isso estamos sempre fazendo, pois escolhemos e defendemos uma avaliação formativa do processo. O nosso maior empenho é pela permanência com qualidade de nossos cursistas no programa. Para isso, nossos movimentos são pensados criteriosamente procurando respeitar a grande dificuldade de conciliação que os professores têm entre a "rotina de sala de aula" (professores são operários da rotina) e a formação continuada em serviço tão e cada vez mais necessária. Por essa razão, já oferecemos uma segunda oportunidade à participação nas oficinas do primeiro módulo aos que por algum motivo não participaram num primeiro momento. Nestas reposições, novos cursistas aderiram ao programa; e também pela mesma razão, tentamos não fechar muito o "cerco" em torno desse professor que precisa de um tempo para "digerir" e acomodar esses novos conhecimentos de natureza teórica e prática.

Nossos cursistas já compreenderam a metodologia do programa, já compreenderam a importância de estarem refletindo suas práticas e validando muitas delas através da ótica do que estão aprendendo. Mas também já compreenderam que nem sempre é possível cumprirem tão metodicamente com todas as atividades esperadas deles num determinado prazo. Isso contudo, não os eximem de suas responsabilidades. (As repetições acima são conscientes e intencionais).

Acreditamos em suas capacidades e responsabilidades com o que estão construindo. Não serão todos que concluirão como é esperado por todos nós, mas todos, certamente, já foram atingidos, direto ou indiretamente por esta atmosfera inquietante, desafiadora, desacomodadora e confortante vontade de aprender, que temporariamente estamos chamando de Gestar. Esse desejo não tem NOME, SOBRENOME, nem PRONOME. Ele É...

Por Francisca Elizabeth dos santos Alves, Formadora de Língua Portuguesa. Presidente Médici, RO.


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