quinta-feira, 25 de junho de 2009

REALIZADA COM A SEGUNDA TURMA A OFICINA 8, PRESIDENTE MÉDICI

Quarenta minutos me separa da conclusão da oitava oficina com a segunda turma de cursistas que fazem o Gestar II em Presidente Médici.
O grupo de hoje é maior e ganhamos reforços importantes: algumas cursistas que não puderam vir na oficina anterior retornaram hoje. Uma professora de um distrito deste município nos privilegiou com sua vinda ao Gestar, acreditamos ter mais uma cursista. A equipe de de Alvorada do Oeste - formadoras de Língua Portuguesa, a do município e a do estado e a Coordenadora , participou conosco, o que nos proporcionou apoio e credibilidade na formação continuada como perspectiva de romper barreiras, dificuldades, distâncias em busca do crescer coletivamente. A dimensão do conhecimento é mostrado nessas atitudes. Realmente é muito mais importante termos fome, do que termos comida em abundância sem a vontade de comê-la.

Como da primeira turma, privilegiei dois momentos que julgo importantíssimos nesse trabalho que são a Socialização do Avançando na Prática e a atividade que desenvolvemos na oficina. A cada novo encontro é possível perceber o quão significativo tem se tornado o desenvolvimento dessa atividade pelos professores com seus alunos. Esse é o caminho para geração de autonomia que tanto almejamos para os nossos cursistas. O mais difícil continua sendo terminar a oficina, pois a sensação de que precisaríamos de mais umas quatro horas sempre fica... mas também isso é importante.
É preciso que continuemos sentindo fome para que ninguém de fora do processo se ache no direito de dizer que devemos buscar conhecimentos nos apoiando nos movimentos coletivos de prática pedagógica através das formações continuadas, porque há uma lei que nos obriga a isso. Um educador jamais precisa se apoiar em subterfúgios para realizar aquilo que lhe é de direito. Mesmo que leve um tempo para alguns mais do que para outros, todos nós somos capazes de desenvolver essa percepção. Isso é tão importante que não pode ser criado num passe de mágica, é preciso aprender caminhando... E assim estamos costruindo nosso caminho.

Por Francisca Elizabeth dos Santos Alves, Formadora de Língua Portuguesa em Presidente Médici.

Nenhum comentário: