· As atividades de LEITURA visam desenvolver as capacidades de:
- esquematizar o texto;
- reorganizar (buscando a coerência) o texto;
- identificar incoerências no texto lido;
- dar títulos (buscando a unidade temática) a partes do texto;
- identificar as ideias principais do texto.
OBSERVAÇÃO: os aspectos listados acima servirão como referências para a autoavaliação no final da atividade.
· As atividade de PRODUÇÃO visam desenvolver as capacidades de:
- ler para produzir;
- fazer inferências sobre as dimensões sociocomunicativas do texto lido como referência ao texto que será produzido;
- planejar levando em consideração a proposta apresentada pela professora, as dimensões sociocomunicativas do texto lido e do que será produzido;
- produzir texto buscando garantir:
1. As características do gênero proposto;
3. Os aspectos ortográficos adequados ao texto que está sendo produzido;
6. O atendimento à proposta de produção;
8. As concordâncias verbal e nominal;
9. Os recursos lingüísticos e expressivos próprios do gênero (linguagem verbal e não verbal, disposição das palavras, imagens, tipos de letras, etc.)
OBSERVAÇÃO: os aspectos listados acima servirão como referências para a revisão do texto produzido e a autoavaliação ao final da atividade.
GRUPO 1 ou ATIVIDADE 1– construir o ESQUEMA do fascículo no qual o texto está inserido.
Páginas
Possível Esquema
CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA
Breve Introdução
1. Os estudos de currículo: desenvolvimento e preocupações;
2. Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar;
3. Cultura, diversidade cultural e currículo;
4. Princípios para a construção de currículos multiculturalmente orientados
4.1- A necessidade de uma nova postura;
4.2- O currículo com um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar;
4.3- O currículo como um espaço em que se explicita a ancoragem social dos conteúdos;
4.4- O currículo como espaço de reconhecimento de nossas identidades culturais;
4.5- O currículo como espaço de questionamento de nossas representações sobre os outros;
4.6- O currículo como espaço de crítica cultural;
4.7- O currículo como um espaço de desenvolvimento de pesquisas.
Referências bibliográficas (duas páginas e meia)
Sugestões de filmes
Sugestões de leituras
A necessidade de uma nova postura
1. O professor “daltônico cultural” é aquele que não valoriza o “arco-iris de culturas” que encontra nas salas de aulas e com que precisa trabalhar, não tirando, portanto, proveito da riqueza que marca esse panorama.
2. O daltonismo é tão intenso que chega a impedir que a professora reconheça a presença da diversidade (e de suas conseqüências) na escola.
3. “Lamento, mas aqui você não terá material para seu estudo.
4. O daltonismo cultural a que nos referimos expressa-se, por exemplo, na visão da professora de uma escola normal que desencoraja uma pesquisadora interessada em compreender o tratamento dado, na escola, a questões referentes a racismo na formação docente.
5. Elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais.
6. Não temos problema nenhum de racismo aqui.
7. Faz-se indispensável superar o “daltonismo cultural”, ainda bastante presente nas escolas.
8. É aquele que vê todos os estudantes como idênticos, não levando em conta a necessidade de estabelecer diferenças nas atividades pedagógicas que promove.
9. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.”
Texto original
A necessidade de uma nova postura
Elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais. Faz-se indispensável superar o “daltonismo cultural”, ainda bastante presente nas escolas. O professor “daltônico cultural” é aquele que não valoriza o “arco-iris de culturas” que encontra nas salas de aulas e com que precisa trabalhar, não tirando, portanto, proveito da riqueza que marca esse panorama. É aquele que vê todos os estudantes como idênticos, não levando em conta a necessidade de estabelecer diferenças nas atividades pedagógicas que promove.
O daltonismo cultural a que nos referimos expressa-se, por exemplo, na visão da professora de uma escola normal que desencoraja uma pesquisadora interessada em compreender o tratamento dado, na escola, a questões referentes a racismo na formação docente. “Lamento, mas aqui você não terá material para seu estudo. Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.” O daltonismo é tão intenso que chega a impedir que a professora reconheça a presença da diversidade (e de suas conseqüências) na escola.
GRUPO 3 OU ATIVIDADE 3 – Identificar as INCOERÊNCIAS do texto
A necessidade de uma nova postura – para sempre
Elaborar currículos culturalmente orientados por psicanalistas demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais. Faz-se indispensável superar o “daltonismo cultural”, ainda bastante presente nas escolas do passado. O professor “daltônico cultural” é aquele que não valoriza o “arco-iris de culturas” que encontra nas salas de aulas e com que precisa trabalhar, não tirando, portanto, proveito da riqueza que marca esse panorama. É aquele que vê todos os estudantes como idênticos e iguais, não levando em conta a necessidade de estabelecer diferenças nas atividades pedagógicas que promove com os pacientes.
O daltonismo cultural a que nos referimos expressa-se, por exemplo, na visão da professora de uma escola normal que desencoraja uma pesquisadora interessada, em compreender o tratamento dado, na escola, a questões referentes a racismo na formação docente. “Lamento, mas aqui você não terá material para seu estudo. Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.” O daltonismo é tão intenso em primeiro lugar buscamos sensibilizar, que chega a impedir que a professora reconheça a presença da diversidade (e de suas conseqüências) na escola.
Expressões impertinentes
1. para sempre
2. por psicanalistas
3. do passado
4. e iguais
5. com os pacientes
6. em primeiro lugar buscamos sensibilizar
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Elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais. Faz-se indispensável superar o “daltonismo cultural”, ainda bastante presente nas escolas.
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O professor “daltônico cultural” é aquele que não valoriza o “arco-iris de culturas” que encontra nas salas de aulas e com que precisa trabalhar, não tirando, portanto, proveito da riqueza que marca esse panorama. É aquele que vê todos os estudantes como idênticos, não levando em conta a necessidade de estabelecer diferenças nas atividades pedagógicas que promove.
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O daltonismo cultural a que nos referimos expressa-se, por exemplo, na visão da professora de uma escola normal que desencoraja uma pesquisadora interessada em compreender o tratamento dado, na escola, a questões referentes a racismo na formação docente. “Lamento, mas aqui você não terá material para seu estudo. Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.” O daltonismo é tão intenso que chega a impedir que a professora reconheça a presença da diversidade (e de suas conseqüências) na escola.
Agora leia o texto como um todo e deem um título geral.
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A necessidade de uma nova postura
Elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar, de abertura às distintas manifestações culturais. Faz-se indispensável superar o “daltonismo cultural”, ainda bastante presente nas escolas. O professor “daltônico cultural” é aquele que não valoriza o “arco-iris de culturas” que encontra nas salas de aulas e com que precisa trabalhar, não tirando, portanto, proveito da riqueza que marca esse panorama. É aquele que vê todos os estudantes como idênticos, não levando em conta a necessidade de estabelecer diferenças nas atividades pedagógicas que promove.
O daltonismo cultural a que nos referimos expressa-se, por exemplo, na visão da professora de uma escola normal que desencoraja uma pesquisadora interessada em compreender o tratamento dado, na escola, a questões referentes a racismo na formação docente. “Lamento, mas aqui você não terá material para seu estudo. Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.” O daltonismo é tão intenso que chega a impedir que a professora reconheça a presença da diversidade (e de suas conseqüências) na escola.
Em casos como esse, pode ser útil, em um primeiro momento, buscarmos sensibilizar o corpo docente para a pluralidade e a diversidade. Como fazê-lo? Que estratégias empregar nessa tarefa, para que se possa ter a maior adesão possível dos que ainda não perceberam a importância de tais aspectos?
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PROPOSTA DE PRODUÇÃO
Escolham uma das profissões mostradas nas imagens anteriores que achem legal e escrevam uma carta a um profissional explicando que:
1. Querem saber mais sobre a profissão;
2. Por que querem saber;
3. O que acham legal nessa profissão;
4. O que se faz durante um dia de trabalho;
5. Como precisa se preparar.
PLANEJAMENTO
1. CONSCIÊNCIA DA AUDIÊNCIA (Interlocutores)
LEITOR: distante. Trabalhador de uma determinada profissão almejada.
AUTOR: alguém (adolescente) interessado na profissão desse profissional.
2. RELEVÂNCIA DO CONTEÚDO (assunto)
Solicitação de informações.
3. SEQUÊNCIA DA INFORMAÇÃO: (organização do texto)
Local/data, destinatário, saudação, solicitação das informações (corpo do texto), despedida, remetente.
4. NÍVEL DE FORMALIDADE (linguagem)
Formal.
5. FUNÇÃO DA COMUNICAÇÃO (finalidade/intenção)
Referencial, solicitando informações.
6. CONVENÇÃO / FORMATO DO DOCUMENTO (gênero/portador)
Epistolar (carta) / papel comum (folha de caderno)
Presidente Médici - RO, 25 de junho de 2009.
Senhor Adriano
Estou cursando o ensino médio e chegou o momento de escolher uma profissão a seguir e por ser um grande admirador de sua profissão e já ter lido e assistido reportagens sobre o senhor, resolvi lhe escrever, pois desejo ser cientista. Para isto, gostaria de saber mais sobre esta profissão.
O que um cientista faz? Quais os campos de atuação? Sei que vocês fazem muitas descobertas e é isso o que acho legal, e também a possibilidade de fazer algo grandioso pela humanidade. Porém, sei que a profissão exige muito trabalho e estudo, dedicação e pesquisa, então gostaria que o senhor me dissesse como é o seu dia de trabalho para que eu saiba o que fazer.
Quero saber também quais os cursos preciso fazer para me tornar um cientista. Sei que o senhor é muito ocupado, mas sei que sanará minhas dúvidas.
Certo de contar com seu apoio aguardo ancioso sua resposta.
Atenciosamente
João Pedro, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Presidente Médici.
PROFESSORAS: Josiane e Claudenice
PROPOSTA DE PRODUÇÃO
Produzam um texto publicitário utilizando as figuras apresentadas anteriormente e se baseando no planejamento seguinte.
PLANEJAMENTO
1. CONSCIÊNCIA DA AUDIÊNCIA (Interlocutores)
LEITOR: distante. Empresários de diversos ramos.
AUTOR: publicitário a serviço de uma Fundação Estadunidense que trabalha com crianças que vivem em bairros de periferia.
2. RELEVÂNCIA DO CONTEÚDO (assunto)
Informações voltadas, sobretudo, para os empresários virem a ser parceiros nesse trabalho com essas crianças.
3. SEQUÊNCIA DA INFORMAÇÃO: (organização do texto)
Chamada, apresentação, slogan, logotipo.
4. NÍVEL DE FORMALIDADE (linguagem)
Depende da estratégia a ser utilizada, mas pode ser a formal, embora com um certo tom de leveza para a sensibilização dos leitores.
5. FUNÇÃO DA COMUNICAÇÃO (finalidade/intenção)
Persuadir, sensibilizar, convencer.
6. CONVENÇÃO / FORMATO DO DOCUMENTO (gênero/portador)
Anúncio / revistas.
LEMBREM-SE:
1. O texto publicitário é criado com o objetivo de convencer, induzir o leitor, o telespectador ou o ouvinte ao consumo de um produto, serviço, ou sensibilizá-lo para determinada ação;
2. Podemos resumir a comunicação persuasiva da propaganda por meio da seguinte fórmula:
ATENÇÃO + INTERESSE + DESEJO + AÇÃO
3. Para atrair a atenção, o produtor do texto pode apelar ao HUMOR, À CURIOSIDADE, À REPETIÇÃO, a temas da ATUALIDADE, a PESSOAS BEM CONHECIDAS do público em geral, à INTENSIDADE, ao CONTRASTE, à QUEBRA DE EXPECTATIVAS, enfim, a elementos do mundo pessoal e afetivo do destinatário da propaganda. São as ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS.
4. Com a finalidade de despertar o interesse, deve motivar o destinatário, qualificando muito bem o serviço, o produto, a ideia que quer “vender”.
PROFESSORAS: Meninas do GESTAR de Alvorada
Atividade de leitura - esquema
Meninas do GESTAR de Alvorada produzindo o texto publicitário
Professores Bosco, Cleide e Manjori realizando atividade de leitura
Professoras Josiane e Claudenice apresentado o texto epistolar
Atividades dos alunos das Professoras Pollyane e Aldina, Escola Paulo Freire
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